Le Petit Chouchou


Mais personalidade para o décor da casa- paredes escuras

Quando se vive em um país solar como o Brasil, apostar em ambientes leves e brancos é a estratégia mais comum para a casa. Entretanto, optar por paredes escuras é uma forma de alcançar elegância e conforto inigualáveis. 

escura

Uma das vantagens de vestir um ambiente com tons escuros é a sensação de aconchego que eles trazem.
Enquanto um lado da sala de estar ganha uma tinta escura, o outro, branco, traz equilíbrio para o ambiente e evita que o local fique exagerado.

escura1
O tom esverdeado das paredes, que poderia tornar o local escuro, foi eleito para ressaltar os móveis e objetos decorativos cuidadosamente escolhidos em dourado. Caso tivessem optado pelo branco, a beleza de tais peças poderia passar despercebida.

escura5
O medo de se criar um mood sombrio demais é expulso definitivamente graças a colcha branca.

escura8

Vale ressaltar que tudo fica ainda mais agradável graças à grande quantidade de luz natural que entra pela janela, sempre.

escura2

escura9.

escura3

escura4

Ou seja: dar um toque dark em estéticas normalmente leves é uma estratégia inesperada e cheia de personalidade.

escura6

escura7

Como combinar diferentes estilos na decoração?

Uma casa não precisa ser minimalista, clássica ou moderna. Ela pode ser uma fusão de tudo isso. Até porque, muitas vezes, nem todas as peças que gostamos e já temos são perfeitamente coordenadas. Combinar elementos muito diferentes, no entanto, pode parecer difícil para alguns – o medo é que vire uma bagunça. Mas com bom senso e olhar apurado tudo passa a fazer sentido.

mistura

mistura1
A grande sacada é misturar os estilos através dos móveis e épocas.

mistura3
Liberdade para assumir paixões, para juntar elementos que parecem não combinar ao primeiro olhar. Não temos regras ou obrigações na decoração. 

mistura4

mistura2

mistura7
Criativa, ousada e diferente, ela transmite diversas sensações em um único ambiente.
Além disso, para quem mora com outras pessoas, a mistura de estilos é uma forma de representar todos os moradores da casa na decoração.

mistura8

mistura5
E mesmo para quem mora sozinho, a mistura transmite todos os lados de sua personalidade e seus interesses diversos.
De qualquer forma, garante personalidade, toques únicos e com a sua cara.

mistura10

mistura12

mistura11

Das pequenas às espaçosas, confira uma lista de inspirações para arrasar na decoração da sua sala de jantar

Em uma sala de jantar, lugar de importantes encontros depois de um longo dia — ou até mesmo palco de uma refeição silenciosa e concentrada — Você vai ver que, seguindo meu olhar, tudo é possível no quesito decoração.

dap

dap2
A madeira é um ótimo material para a sala de jantar também. Como é um elemento repleto de memórias de aconchego, sua presença transforma aquele espaço que poderia ser facilmente considerado frio em um lugar em que adoraríamos estar neste exato momento.

dap1

Vale lembrar que a mesa redonda também faz toda a diferença para que o ambiente tenha cara de casa de verdade: com elas, todos podem ficar próximos durante um dos momentos mais importantes do dia.

dap8
A escolha da mesa é que define todo o espaço da sua sala de jantar, afinal a decoração pode não contar com muitos móveis, apenas a mesa, algumas cadeiras e um móvel de apoio, como um aparador.

dap3

dap4

E sendo a mesa o maior móvel da sala, na maioria das vezes, é preciso saber bem como escolher o modelo certo para não acabar com as áreas de circulação.

dap5

dap7

Entre a mesa da sala de jantar e os outros móveis ou paredes é preciso deixar uma área mínima de passagem, suficiente para que quando as cadeiras estejam sendo ocupadas e afastadas da mesa ainda sobre espaço para passagem.

dap6

Essa área é no mínimo 90 cm, mas o ideal é que seja de pelo menos 120 cm á 150 cm para manter uma área de circulação livre, principalmente se houver algum balcão que precise de espaço para que as portas sejam abertas.
Já as mesas retangulares que são indicadas para salas estreitas, acompanhando o formato da própria sala.

dap10

Quando o espaço é restrito é possível criar móveis sob medida, levando em conta que cada pessoa ocupa entre 70 cm a 100 cm de espaço na mesa.
Salas maiores permitem cadeiras com braços ou poltronas confortáveis.
As cores claras favorecem a sensação de amplitude, aumentam a luminosidade do ambiente e  podem ser combinadas com uma decoração colorida.

dap9

dap11

Decoração de salas- uma lista com cores e estilos para o ambiente mais social da casa

A sala é o ambiente mais social da casa e, por isso, costuma receber atenção especial na hora da decoração. Pensando nisso, preparei um verdadeiro dossiê que ensina como usar cores e materiais no ambiente,veja abaixo e eleja sua estética favorita!

reu2
Atemporal, o branco vai bem na sala de diversas maneiras, seja combinado com outros tons neutros, ou servindo de pano de fundo para acessórios coloridos.

reu

Mas, há quem prefira investir na cor de cima a baixo, total white! E mesmo assim, provam que a cor é sinônimo de conforto e aconchego.

reu1
Se o seu estilo é o vintage, contemporâneo, minimalista, fresh ou repleto de estampas, você certamente encontrará uma sala para amar!

reu3
As estampas tem a capacidade de mudar a decoração, sejam elas exageradas e complexas, assumindo o papel de protagonistas, ou apenas um complemento para levar graça ao ambiente.

reu5
Integrar a sala com outro ambiente ou até mesmo com a casa toda é uma expressão do estilo de morar contemporâneo, que prioriza o convívio entre as pessoas e o compartilhamento de experiências.

reu7

Não é à toa que usar madeira na decoração é um dos recursos mais tradicionais, que seguem presentes e atualizadas com versões mais ecológicas, fáceis de aplicar, com estilos modernos e até minimalistas.

reu6

reu4

reu8

reu9

Veja como dar novo uso a peças que você achava que já não tinham utilidade alguma

Como uma peça elaborada para uma função específica, pode ganhar outra totalmente diferente?
No caso dos chapéus, uma vez colocados na parede, elas ganham uma função especial: preenchem e podem serem expostos sem amassar.

res1

res3

res

Como um móvel antigo pode ganhar uma nova função, um novo uso? Ou ainda, como objetos que usamos para outra finalidade podem aparecer dando up no décor?

res6

res5
O conceito de upcycling vai muito além da reciclagem. Trata-se de dar a um item um tempo ilimitado. Tornar algo infinito. Passamos por momentos marcantes durante a vida. Por que não guardar objetos para eternizá-los?

res9

res4

Veja algumas propostas ao longo do post para começar esse gostoso exercício.

res13

res12

res2

res11

res8

res14

res10