Páscoa, símbolos e seus encantos

A Páscoa é uma festividade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, um episódio bíblico interpretado como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade.

A Páscoa para os judeus – Pessach (“passar além”, na tradução do hebraico) é comemorada pela conquista da liberdade pelos hebreus.

Essa libertação coincidiu com o início da primavera, assim fundiram-se numa só festa, a renovação da natureza e o renascimento de Israel, como eram chamados os hebreus.

Os rituais que precedem a Semana Santa começam 40 dias antes da Páscoa, período conhecido por “Quaresma”.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde a estrada era enfeitada com folhas da palmeira.

A Sexta Feira é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da celebração da missa da meia noite, na passagem para o Domingo da Ressurreição.

No domingo é celebrada a Páscoa – o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos.

eas

Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações.

O Coelho da Páscoa é utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas. A sua relação com a Páscoa foi definida historicamente a partir da representação que este animal possuía para diversos povos antigos, como símbolo da esperança na renovação da vida.

Neste contexto, para os cristãos, o coelho seria uma das representações da ressurreição de Jesus Cristo.

eas9

Alguns povos antigos relacionavam este animal com a chegada do fim do inverno e começo da primavera, como um simbolismo do “renascimento da vida”. Os coelhos eram os primeiros animais a abandonarem as suas tocas quando a primavera começava.

Flores como narcisos e tulipas são símbolos da Páscoa porque eles florescem na primavera.

eas5

eas8

O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores.

É um símbolo de vida. Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.

eas7

Ovo representa o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo.
Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.

Muitas culturas mantêm até hoje esse costume. No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.

eas6

eas2

eas1

Feliz Páscoa, love
Kika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *